5 de set. de 2013

Terremoto à vista.

Oi!!!

   Eu já vivi um terremoto. Quando fui morar no Japão, logo após o terremoto de Kobe, acabei indo morar numa província vizinha, Osaka. E sempre depois de um grande terremoto alguns pequenos vão ocorrendo nos meses subsequentes. Eu estava num prédio no sexto andar quando tudo começou a tremer. Foi rápido, mas deu para assustar. Eu fui visitar Kobe e ver o estrago. Impressionante a quantidade de prédios que vieram abaixo. Mas uma coisa me impressionou, os Pagodes centenários continuavam ali, firmes e fortes.

   Para quem não sabe, pagodes são os templos budistas com mais de quatro andares. Pois em geral num centro budista há um grande templo central com pé direito bem alto e ao lado, ou em frente, um pagode. E são construções centenárias, todas feitas em madeira. E como que eles ainda continuam de pé num país onde tem terremoto a toda hora?



   O segredo dos pagodes está na filosofia de vida: Quando um força estrema te atingir, aja com delicadeza. Essas filosofias são retiradas da natureza, olhando o bambu sendo rechaçado pelo vento, o sábio percebe que ele não faz resistência e se curva. Mais ou menos assim funcionam os pagodes; no centro há um enorme pilar de madeira que une toda a estrutura do templo, mas não encosta no chão, ou seja, está flutuando. Quando o terremoto atinge o prédio ele se sacode todo e transfere a energia para o resto da estrutura. O pilar central "dança" ao ritmo do terremoto sem oferecer resistência e a energia do tremor é dividida para o resto da estrutura sem causar grandes danos.

   A vida cotidiana é muito baseada em concretos, precisamos de mais bambus.

Sidnei Akiyoshi

Nenhum comentário: