10 de mai. de 2013

Made in China

Oi!!!

   Espiritualidade. Esse tema tem rondado pessoas próximas a mim nesses últimos tempos, mas em verdade isso sempre me rondou. Não falo de religião especificamente, mas de espiritualidade. O que em geral as pessoas vão buscar dentro de uma religião, para se religarem ao plano espiritual. E que no fundo, basicamente, é uma preparação para a morte.
   Mas como ser espiritualizado num mundo contemporâneo? Onde o consumismo cada vez maior e mais fácil impulsiona as pessoas a uma vida materialista, o "made in china" veio para democratizar todo e qualquer produto de desejo, de cueca a celular. E cada vez mais as pessoas lotam igrejas, templos e terreiros para pedir mais dinheiro para ter mais objetos de desejo; afinal não têm nenhuma garantia de que no paraíso vá ter o perfume que gostam, melhor prevenir e levar um junto, unzinho passa na alfândega do paraíso.
   É o que eu digo, nessa contemporaneidade o desejo é o bem mais consumido, que segundo Jung é o que leva a felicidade, e assim que satisfazê-lo, substitui-se por outro desejo e assim infinitamente, pois não amamos o que temos mas sim o que desejamos. Mas e a espiritualidade no meio disso tudo? Pois é, eu que sou avesso a religiões, sempre estive a procura da minha espiritualidade; e não é que encontrei algo made in china!!! Sim, dentro da filosofia chinesa existe o Taoísmo e acho que vou me dar bem com ele. A prática recorrente: meditação. Vai ser uma luta meditar em tempos contemporâneos, mas depois eu conto aqui. E você já se espiritualizou? Soube de uma leva de objetos sagrados para adoração made in china, corre lá, é baratinho.
Sidnei Akiyoshi

Por que tão no alto...

Nenhum comentário: