3 de fev. de 2014

Você é real?

Oi!!!

   Eu nem gosto de TV, muito menos de novela. Mas já gostei bastante, tanto de TV, quanto de novela. Eventualmente ainda assisto algumas coisas, mas basicamente documentários que falam da realidade e de filmes que falam de ficção. E tem um slogan sobre um festival de curtas que gosto muito: "Quando a realidade parece ficção, é hora de fazer documentários".



   Então eu te pergunto: Você se sente real? Real em todos os sentidos. Você tem uma vida ou faz o que é preciso fazer? Você realmente se importa com o próximo, ou só quando o próximo é igual a você. Pois ultimamente acho que estou dentro de uma ficção, daquelas bem baratas, com barbante segurando disco voador. Sabe, de mendigo que pede esmola em inglês a político que apresenta projetos de leis indignas. Tudo é muito ficcional para minha cabeça.

   É bem compreensivo a crise na arte. Pois se no século XX a arte chocava as pessoas mostrando a vida, hoje nada mais choca. Nada mais cria a catarse aristotélica necessária para a ruptura de paradigmas. Um homem degolar uma mulher numa discussão num bar gera  a mesma discussão que um pênalti. Entre tantas outras coisas que poderia citar aqui.

   A maioria das pessoas se prende em suas rotinas diárias e se escondem atrás de ficções, mas eu reitero a pergunta: você não acha que o nosso entorno está muito ficcional?

   Sidnei Akiyoshi

  

Nenhum comentário: