25 de ago. de 2013

Para sempre...

Oi!!!

   Até o fim de suas vidas... Quando eu fotografava casamentos e escutava essa frase na igreja (era outra antes - até que a morte os separe - mas mudou pois mesmo que a pessoa amada morra, tem que continuar amando a mesma), eu ficava pensando nessas decisões que são para sempre. Hoje na velocidade do mundo contemporâneo é quase um acinte falar até o fim de suas vidas (a Gretchen que o diga, rs). Mas vale para tudo, tudo mesmo. Quantos já não deixaram alguém que jurava ser amor infinito? Quantos não mudaram de área de trabalho? E assim por diante.

   Pois essa questão de ter que tomar uma decisão que você terá que levar para o resto da vida é muito difícil, por isso muitos, melhor, a maioria vai levando a vida sem refletir sobre isso. É como aquela pergunta sobre o que você levaria para uma ilha deserta, pois estamos acostumados a ter um pouquinho de tudo. Mas levantei essa questão pois estou a quase quatro décadas pensando em qual tatuagem fazer. Acredito que só agora consegui definir o que quero, mas ainda com muitas ressalvas. E já que tenho que juntar o dinheiro para a tatoo, aproveito para ir revendo o conceito e o desenho que está esboçado. Afinal é algo que vou carregar até o fim da vida.

Não é esse desenho, mas é uma bela referência.


   Mas confesso que por trás disso está o medo do para sempre. Acho que sou assim desde o primeiro emprego que recusei quando o cara que me entrevistou disse: "Vou me aposentar em cinco anos e queria alguém para me substituir". Passei na entrevista mas nunca mais voltei. Mas acho que hoje, como o até o fim da vida está bem mais perto (acho que já passei da metade), sinto que posso ter escolhas que sejam para sempre, mesmo que logo ali na frente acabe, mas a ideia não me assusta mais como antes. Inclusive começo a achar até atraente. Talvez pela idade. Talvez por já ter experimentado muita coisa. Talvez por ser menos exigente, ou ,melhor, ser mais simples.

   E você? Já pensou no para sempre?

Sidnei Akiyoshi

Nenhum comentário: