20 de ago. de 2013

Work Hard ≠ Work a Lot

Oi!!!

   Na última postagem coloquei uma lista de atitudes que resume muito livro de autoajuda. Dentre elas estava "Work Hard" (trabalhe duro). E em tempos de tecnologia 3.0 é necessário se pensar as formas de trabalho. Desde que o filósofo italiano Domenico de Masi falou sobre o ócio criativo e que a tecnologia trará mais produtividade seguida de menos horas de trabalho, o que vemos por aí é gente trabalhando cada vez mais; ao meu ver pelos motivos errados, como já citei em outros posts aqui no blog. Temos inclusive essa máxima de que devemos trabalhar oito horas por dia. Isso foi criado no começo do século XX e implementada por Ford, pois deveríamos dividir a vida em três turnos: 1/3 de trabalho, 1/3 de descanso e 1/3 de diversão. E isso nunca mais foi questionado.

   Então quando digo trabalhe duro, não significa que você tenha que se matar trabalhando, mas sim que trabalhe com mais eficiência. Quantas vezes você não ficou em seu local de trabalho enrolando para parecer que estava trabalhando pelas oito horas que você era obrigado a cumprir quando você conseguiria terminar esse mesmo trabalho em quatro horas? Hoje, mais do que nunca, a produção é mais importante que o tempo trabalhado; pois existem equipamentos, tecnologias e técnicas que permitem ser mais eficiente com menos tempo trabalhado. Isso é fato e em quase todas as áreas, podemos trabalhar assim. Então veja o que você está fazendo e pense em produtividade e não em tempo trabalhado.

   Mas isso tem um contraponto perigoso. As empresas querendo sempre lucrar mais vão sempre aumentar sua meta, então se você produzia X e passou a produzir 2X, logo mais vão querer que você produza 3X. Então fique sempre de olho, se você aumentou a produtividade em 3, você tem que ser recompensado na mesma proporção.

João de barro trabalhando duro.


   Mas o foco desta postagem é outro, é trabalhar de forma mais eficiente para trabalhar menos. Para daí você ter tempo para outras coisa importantes na vida que estavam relacionadas na lista da postagem passada: se exercitar mais, ler mais, ser voluntario, relaxar, amar, enfim, viver.

Sidnei Akiyoshi

Nenhum comentário: